• Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
  • Imprimir
 
Publicado em 5/07/2013 às 13h20 | Atualizado em 8/07/2013 às 9h32

Aula interdisciplinar de lingua portuguesa e matemática

O conteúdo preparado pela equipe da Acene pode ser trabalhado com turmas do 9º ano e 2º ano do Ensino Médio

 

Uma aula interdisciplinar na nossa sugestão para os professores hoje. O Conteúdo apresentado deve ser trabalhado entre as disciplinas de matemática e língua portuguesa. Os docentes podem utilizar a aula com turmas do 9º ano  ao 2º ano do Ensino Médio.

Confiram!

Aula Interdisciplinar: Matemática e Língua Portuguesa

Autoria: Professor Jefferson
Séries: 9º ano / 2º Ano do Ensino Médio
Duração: 2 – 8 aulas.

 

 

CONVERSAÇÃO
Trabalhar o livro* paradidático Lógica? É Lógico!, de Nilson José Machado (Scipione).

 

LOGICA___LOGICO__1237421175P

 

 

 

Questionar:

Propor que os alunos explique fatores determinante da lógica a partir da leitura do livro.

Discuti as várias formas de aplicação da lógica.

Discussão do diagrama de Euler, na resolução de problemas.

Identificar as conclusões a partir das proposições.

 

* O professor pode trabalhar com outros livros dos quais disponha.
ARGUMENTAÇÃO
Através da leitura e discussão do livro, os alunos, de forma criativa, irão aplicar o entendimento do principio multiplicativo e dedutivo, onde a resolução de problemas deixa de ser numérica e passa a ser letrada na construção de significados e não de um simples pensamento aleatório, identificando premissas e convertendo-as em conclusões, que é o grande proposito da utilização da lógica nos diversos campos do conhecimento

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação textual.

Matemática

Principio multiplicativo, Probabilidade, Porcentagem, Analise combinatória.

 

 

APLICAÇÃO
O professor deve propor situações que o aluno demostre o seu entendimento inerentes ao estudo da logica para apropriação dos conteúdos futuros, sendo assim a autoavaliação é uma maneira de ambas as partes saberem para onde estão caminhando.

Atividades Propostas:

Em equipes, fazer resumo do livro; identificar os aspectos matemáticos; aplicar o entendimento em exercícios específicos e construção de situações problemas.

Atividades Lúdicas:

Apresentação dos capítulos em forma de paródias e/ou quadrinhos, incentivando a criatividade dos alunos e mediando o formato de cada trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado